Somente o necessário

Paulistinha convicta adoro uma padaria. Temos muitas e ótimas. Trato o tema com tanta seriedade que quando sei de inaugurações, prestigio como a um espetáculo teatral em pré-estréia. Com pompas. Com freqüência conheço novas padarias por conta do meu trabalho. Passo devagar, olho com atenção e, se puder, dou uma paradinha para dizer “estive”. Observo do chão ao teto. Mármores, gesso, tipo de iluminação, ordem, localização e distribuição dos balcões, design de exposição de produtos, tipo e conforto de banquetas, mesas e cadeiras, adequação de assentos para a demanda, uniformes dos atendentes, disposição do caixa, software, e luxos oferecidos, tais como TV ou música. Claro que depois disso, não ficam de fora a variedade e a apresentação dos produtos, geladeiras e opções que possam atender a emergências domésticas e pequenos desejos, apresentação e beleza dos produtos no caixa, qual o programa oferecido na TV ou o estilo de música eleito e, obviamente, cortesia e rapidez de atendimento; item diretamente relacionado ao espírito paulista. Por força de hábitos prazerosos, freqüento algumas, mais que outras. A que está próxima aos meus cinemas favoritos. A que tem preços melhores. As que são ótimas e têm menos filas. A que escolho porque o nível de ruído do salão é menor. Em suma, procuro conhecer padarias que me ofereçam acolhida nos mais diversos horários e bairros da cidade,  medidas do bolso ou desejo de paz.

Hoje, fui a uma destas que gosto muito. Sempre lotada, a qualquer hora do dia ou da noite, tudo do bom e do melhor, cardápio cuidadoso, variado, atendimento rápido, solícito, boa chapa, bonita, banheiros bacanas. Quadros de prêmios na parede. Chic, eu diria.

Sentei-me ao balcão para ser mais rápida. Queria estar no horário justo da abertura da bilheteria do teatro, cujo ingresso quis comprar há exato um ano e não pude porque estavam esgotados e assim vem sendo há um ano. O teatro é ali perto e eu tinha uns quarenta minutos para minha saladinha. Ao meu lado, uma mulher, magra, mais baixa que eu, mais velha, cabelos grisalhos, unhas bem feitas, curtas, apenas com base, vestindo um jeans, camisa para fora da calça, sapatos sem salto e sem maquiagem. Usava óculos. Elegante. Sentava-se no banco com ar de pressa. Usava apenas metade do assento e mantinha um pé apoiado no descanso de pés e outro no chão. Ficou surpresa que meu pedido chegasse primeiro que o dela. Comentamos, afinal, quando me sentei ela já havia feito o seu pedido. Enquanto iniciei minha refeição, ela tornou a chamar o atendente:

-Por favor, quero trocar o pão do meu sanduíche por pão árabe, ela disse. Ele se dirigiu à chapa e voltou informando que não seria possível uma vez que o sanduíche já estava pronto. Ela de primeira respondeu: se está pronto, por favor, traga-o! Achei graça e olhei sutilmente para ela, pois ela havia sido muito rápida na resposta e bastante óbvia, sem ser grosseira. Ele trouxe. Era para viagem e quando colocou o pedido no balcão, já estava dentro da sacola. Desculpou-se, agradeceu e afastou-se. Ela abriu a sacola, conferindo seu pedido. Sentou-se desolada, respirou fundo e deu de ombros. Enfiou a mão na sacola e retirou uns quinze saquinhos de maionese, mais uns quinze de mostarda e outros tantos de ketchup. Havia, ainda, uma quantidade tão exagerada de guardanapos, que poderia atender pelo menos, uns três sanduíches. Ela foi tirando um a um. Tinha um olhar inconformado, virou-se para mim, e desabafou: Eu trabalho com geração de renda, cooperativa de reciclagem e assistência social.

 

http://www.youtube.com/watch?v=mM_Wc1dQRbM 

 

                                     Somente o necessário

Esse post foi publicado em Dia a dia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Somente o necessário

  1. Bete disse:

    Amei o texto…deu uma saudade de sampa….e o final então…rs "escrachante"…rssr
    Parabéns Eli….!!!!

  2. Bete disse:

    Nossa!!! e não é que "caiu em cima" a imagem???!!! rsr

Deixe um comentário

