Rainúnculos da vida

Quando aprendi a dirigir e trabalhar com o carro, passou a ser mais que bacana engraçado ou econômico, mas uma questão de sobrevivência, conhecer atalhos. Sem os atalhos em São Paulo, na minha profissão, seria praticamente impossível obter sucesso.

Comecei a aprender atalhos para sair do ABC, ir à casa de amigos queridos, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera, Vila Madalena e outros tantos lugares destes que cada um de nós estabelece ser importante poder chegar ou sair sob qualquer circunstância. Em seguida, rodoviária, aeroportos, e por fim, sair da minha querida São Paulo, com destino as melhores coisas da vida: Novos rumos. Sinônimo de alegria, aventura, conhecimento, aprendizado, sonhos, expectativas, cultura, descanso ou trabalho, as estradas, sempre foram para mim, crescimento. Viajar é das melhores coisas da vida. Pé na estrada, uma vida e um mundo para trás, muita vida e novos mundos à sua frente.

O desejo de ser feliz é o que nos faz avançar sobre estes novos mundos, com a pressa de quem pega um atalho. São as novas vidas dentro de nós que vão surgindo a cada quilometro vencido. As soluções vão aparecendo na medida em que pagamos os pedágios que a vida nos cobra. Embora estejamos corretamente documentados e munidos da segurança (?) esperada, tememos pelo momento do Posto Rodoviário. Quem é que gosta de ser indagado direta e objetivamente por um estranho? E o que poderia alguém que nunca te viu, perguntar a mais do que você a si mesmo, quando colocou as malas no carro e decidiu seguir adiante? Nada. Mas mesmo assim, tememos o desconhecido.

Voltar para casa são e salvo. De quebra, haver passado bem. Consigo seus trunfos. Às vezes na mala, às vezes na máquina fotográfica, depositado no banco, quem sabe, aquela conversa que não podia ter esperado mais. Quantas vezes, eternamente na retina, no paladar, coração, na alma, no corpo ou na mente. Voltar impregnado do cheiro do que se viveu.

Na volta, todos queremos chegar logo em casa. O cansaço não se abstém dos felizes.  Os atalhos que nos viram passar ansiosos na ida nos reconhecem mudados de braços abertos na volta.

Um desses, uso há anos. Atalho que se preze, é anônimo. Não se sabe dizer o nome. Sabe-se como chegar e como sair. Sabe-se onde leva. Eis que reparei no nome de uma destas ruas que silenciosamente têm me servido no retorno ao lar. Rua dos Rainúnculos. Oh! Que decepção! Antes nunca houvesse descoberto. Que esquisito, eu francamente me arriscaria dizer: Que feio! Quem quer dar seu endereço a alguém, dizendo: Moro na Rua dos Rainúnculos. Curiosa, busco um atalho certeiro para minha ignorância. Aurélio. Rainúnculos: variação de ranúnculos. Ranúnculos: Gênero de plantas da família das ranunculáceas, próprio das áreas temperadas, do qual algumas espécies são medicinais e outras ornamentais, prevalecendo hoje estas, em face de sua grande beleza.

Querido atalho: você que me oferece uma saída, facilita alegrias, diminui dores, me faz ganhar vida e graça, chegando antes aos meus sonhos, tem o nome de uma planta que cura e embeleza. Nenhum destino seria mais justo.

 

              ranunculofotos cam 1 035

Anúncios
Esse post foi publicado em Dia a dia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Rainúnculos da vida

  1. Bete disse:

    Lindo texto Eli….Viva os atalhos de nossas vidas!!!
    Bjuuu

  2. Armando Christian disse:

    Hola mi amiga.   Si al final de este camino mirarmos por las veredas que andamos en esta vida, quizas podriamos entender que todos ellos nos llevam al mismo lugar.
    No es la plata que nos indica el camino , pero las personas, olores, colores y sonidos que encontramos
    Si tenemos un amigo alrededor, sera mas plazeroso. 
    Si tenemos dos o mas amigos , entonces significa que caminamos el rumbo correcto.
    Poner sonido a tu trova es algo que me instiga, para encontrar algunos caminitos mas cerca de la essencia humana.
    Sin embargo , creo que todavia no estoy preparado, pero en poco tiempo , estare pronto.
    En el tiempo cierto , me voy a poner mi cerebro a pensar como debo hacer esto ….
    Por ahora , tengo que solamente felicitarla .   Eres uma niña muy guapa !!!!
    besos
     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s